Infiltração com ácido hialurônico no joelho: quando o tratamento é indicado?

Você sofre com dor no joelho e o tratamento convencional não está apresentando os resultados esperados? Saiba que uma das melhores opções para esse quadro é através da infiltração com ácido hialurônico. 

Bastante conhecida na área da dermatologia para o tratamento de flacidez, essa substância apresenta excelentes resultados na área da ortopedia para o tratamento de dores e inflamações nas articulações. 

A seguir, você vai encontrar: 

  • Como funciona a infiltração com ácido hialurônico? 
  • Quando o tratamento é indicado? 
  • Quais os benefícios da infiltração com ácido hialurônico? 

 

Como funciona a infiltração com ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo nosso corpo, ajudando o organismo a reter água e manter os tecidos hidratados. Além disso, essa substância serve para lubrificar as articulações, absorver os impactos dos movimentos e reduzir o atrito entre as extremidades ósseas.

O procedimento, também conhecido como infiltração articular ou viscossuplementação, tem o objetivo de repor o ácido que foi alterado por conta do processo inflamatório na região lesionada da articulação, como é o caso do joelho.

Para isso, realizamos uma infiltração através de injeções dessa substância diretamente na área ao redor da articulação, o que ajuda a aliviar a dor e rigidez no local.

 

Quando o tratamento é indicado?

As infiltrações com ácido hialurônico são indicadas para pacientes que apresentam quadros de artrose leve ou moderada, com sintomas limitantes e que não responderam ao tratamento convencional, relacionado ao uso de medicamentos e realização de exercícios de fisioterapia. Além disso, o procedimento também serve para tendinopatia crônica, tendinopatia do tendão de aquiles, epicondilite lateral e para tratar os tendões do ombro.

O tratamento consiste em uma aplicação por semana e o tempo varia de 3 a 5 semanas, dependendo do quadro do paciente.

Muitos pacientes começam a sentir os resultados da infiltração cerca de 48 horas após a primeira sessão e vão apresentando melhorias graduais ao longo do tratamento. Os efeitos variam, permanecendo entre seis meses a um ano, mas é possível sentir alívio por até três anos após o tratamento. 

A viscossuplementação é um procedimento seguro, sem efeitos colaterais e pode ser repetido quantas vezes for necessário. Mas um novo tratamento só deve ser realizado a cada seis meses.

 

Quais os benefícios da infiltração com ácido hialurônico?

A infiltração com ácido hialurônico apresenta diversos benefícios para a saúde do paciente, como: 

  • Melhora a lubrificação da articulação
  • Melhora a inflamação e as dores no joelho
  • Estabiliza a degradação da cartilagem
  • Estimula a produção do próprio ácido hialurônico
  • Melhora a mobilidade e estalos no joelho
  • Trabalha diretamente na dor articular, causando analgesia prolongada

 

Apesar de ser um procedimento simples e que pode ser realizado no próprio consultório médico, as infiltrações devem ser realizadas por um profissional capacitado e experiente. 

Na minha clínica, eu aplico infiltrações de ácido hialurônico para o tratamento de dores no joelho com os melhores equipamentos para realizar esse procedimento com segurança e cuidado. 

Entre em contato e saiba como posso te ajudar a se livrar das dores!

MARQUE AGORA

UMA CONSULTA