Não existe nada mais desagradável do que sentir dor, principalmente quando ela afeta a qualidade de vida e limita a realização de atividades da rotina diária.
E esse é um problema bastante comum em meu consultório, comprometendo a saúde de muitos pacientes.
Uma dor é considerada crônica quando acontece de forma prolongada e recorrente, persistindo por meses. Normalmente, esse quadro também é acompanhado por sintomas como alta sensibilidade no local, inchaço e comprometimento da articulação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), 37% da população sofre com dores crônicas. Um dado preocupante e, por esse motivo, é tão necessário reforçar os tratamentos para a cura desse quadro.
Nesse conteúdo, resolvi explicar como a Cannabis medicinal pode ajudar a melhorar a dor crônica no joelho e quais são os benefícios que proporciona para a saúde do paciente. A seguir, você vai encontrar:
- O que causa a dor crônica?
- Como a Cannabis trata a dor no joelho?
- Quem pode indicar o uso de canabidiol para dor crônica?
O que causa a dor crônica?
Como expliquei acima, a dor é considerada crônica quando persiste por vários meses ou até anos, sendo um quadro contínuo e que afeta consideravelmente a qualidade de vida do paciente.
A dor crônica no joelho pode ser causada por vários fatores, como problemas na articulação e doenças. Além disso, existem quadros que podem aumentar as chances de ocorrência desse problema, como o sobrepeso, avanço da idade e lesões que o paciente tenha sofrido nesta região.
As doenças que podem ser responsáveis pela dor crônica no joelho são: tendinite, artrite, cisto de Baker, bursite, artrite reumatoide, entre outras.
Como a Cannabis trata a dor no joelho?
O tratamento com canabidiol se tornou uma alternativa muito utilizada pelos pacientes e indicada pelos médicos especialistas em dor, já que a Cannabis apresenta uma grande eficácia e poucos efeitos colaterais.
O canabidiol pode ajudar a reduzir a dor, atuando para estimular o sistema nervoso e aliviar os sintomas apresentados pelo paciente.
A Cannabis possui propriedade analgésica, anti-inflamatória, relaxante, vasodilatadora e antioxidante. Tudo isso contribui para amenizar a inflamação no joelho e, consequentemente, eliminar a dor que persistia há algum tempo.
Quem pode indicar o uso de canabidiol para dor crônica?
O tratamento que envolve a Cannabis medicinal ainda é um assunto que levanta muitos questionamentos. Mas é importante dizer que o canabidiol é legalizado no Brasil e, desde 2019, as farmácias possuem a aprovação da Anvisa para a venda de produtos à base dessa erva, desde que o paciente apresente uma prescrição médica.
Todo profissional especialista em dor, e que possui conhecimento no assunto, pode indicar o tratamento com Cannabis medicinal, desde que seja realizada uma avaliação da condição de saúde da pessoa, assim como o histórico de doenças e uso de outros medicamentos. Sempre procurando preservar a segurança do paciente e encontrar o método mais eficaz para a redução da dor crônica no joelho.